segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Na dúvida, pergunte sempre!!!

Há alguns dias recebi uma guitarra que não conhecia a marca. Segundo o dono ela é feita por um luthier de São Paulo e da marca "Fly".

Este meu amigo (que não vou citar o nome) percebeu que o braço estava um pouco 'solto', balançando para cima e para baixo. Nada demais. Um simples embuchamento resolve de modo eficaz o problema.

Porém, ele tentou usar veda rosca, lógico que sem resultados positivos. Ao limpar as cavidades dos parafusos encontrei até pedaço de corda dentro!!!

Só que além do veda rosca, ele teve a 'iluminada' ideia de fazer um pequeno "X" com cola de madeira. Foi um capricho! Lixou bem o encaixe do braço e o tróculo (encaixe do corpo) fez o 'X' e recolocou o baço no lugar.

Ainda bem que ele usou cola de madeira das lojas de R$1,99 pois eu consegui descolar com a 'técnica ninja do soprador térmico'! Bom para ele! O prejuízo certo foi contornado!

Amigos, para cada tipo de serviço existe uma técnica e ferramental apropriados e um modo correto de executar o serviço. Pelo amor que você tem em seu instrumento, Se você não sabe fazer, NÃO FAÇA!!!

Leve seu instrumento ao seu luthier de confiança e diga o que está te incomodando no instrumento, lembrem-se, o barato muitas vezes sai caro!

Para embuchar o braço eu cobro algo em torno de R$50,00 material e mão de obra; para consertar o 'engano' de procedimento estou cobrando R$120,00 e não é caro. 

Antes que alguém pense que é 'conversa de quem quer vender seu peixe', lembre-se que se acontecer algo com seu instrumento durante o procedimento de descolagem, seja lá o que acontecer, EU SOU O RESPONSÁVEL, e terei que entregar o instrumento nas mesmas condições de conservação que ele me foi entregue.

É um procedimento que envolve certos riscos e eu recomendo que apenas quem conhecimento de como se faz arrisque-se!

Caso você tenha alguma dúvida, estou a disposição para responder!

5 comentários:

  1. Boa tarde amigo, ví um baixo seu anunciado no mercado livre, um gianinni stingray, eu tenho um igual, o meu a cor é verde translucido e o nome no headstock nele é diferente do seu, é escrito em preto uma logo bem pequena, to querendo fazer um up nele, eu tenho um circuito Artec Se 2a e um captador malagoli, não sei se você pode me dar uma opinião, sou de Floripa tem um luthier muito bom perto aqui da minha casa mais levei o baixo lá e os caras não me atenderam bem, acho que é porque era um Gianinni rsrs, se puder me responder, agradeço. Obrigado desde de já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Júnior.

      Antes de mais nada, o seu luthier deveria ter em mente que respeito com o cliente é fundamental. Nem todos podem comprar um "Music Man made in San Luiz Obispo" e destratar um cliente por ele levar um Giannini na oficina, para mim é desrespeito com o cliente e com a história de mais de 113 anos da Giannini.

      O Giannini 'stingray' é um ótimo instrumento, é claro, dentro da categoria de 'instrumento de entrada, popular' na qual ele se encaixa. Não dá oara se enganar e crer que ele é "pau-a-pau" com um EBMM...

      Vou começar com uma comparação básica, eu já tive um Tagima TBM na mão, 5 cordas também e após analisar um ao lado do outro, posso afirmar que o Giannini é muito mais "MM" que o Tagima. Além do acabamento e construção mais cuidadoso.

      Captador: Se você já comprou o captador, use ele mesmo! Se ainda não comprou, fale com o Érico Malagoli antes de fechar a comprar e peça para que ele faça um clone no SD, Para os 5c a SD tem dois tipos, um com 2 bobinas e um com 3 bobinas. Faça o de 3! Pode ser que fique um pouco caro, mas é uma porrada!!!

      Circuito: Isso é complicado, pois envolve gosto pessoal e muitas vezes o que me agrada não te agrada. Eu optaria por um circuito fabricado no Brasil, já usei ele em outros baixos e com bons resultados, (http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_19396449) está é a lista de produtos dele no ML, é questão de você escolher o que mais se adequa à proposta que você tem para o Giannini.
      Se você já comprou o circuito também, use-o! Se não gostar, retire do baixo, venda e compre outro!

      Aconselho a procurar outro luthier, de preferência um que te trate bem e respeite você como cliente, independente da marca de instrumento que você tem!

      Se tiver mais dúvidas, estou a disposição!!!

      Excluir
  2. Muitíssimo obrigado Gê Torres, eu acredito que o sucesso de qualquer área está sempre agregado a um bom atendimento e bom relacionamento com o cliente, tive a infelicidade de ser mal atendido mais não tem problema, só queria uma opinião de quem entende do assunto e tem humildade pra esclarecer duvidas de iniciantes, mais uma vez agradeço a sua atenção, foi extremamente claro. já entrei em contato por email com a malagoli e estou aguardando retorno referente ao orçamento. Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos foram iniciantes um dia, e só porque hoje o caboclo tem um vasto conhecimento, comparado com um iniciante, não dá a ninguém o direito de destratar ou fazer pouco caso.

      Eu acho engraçado isso, pois mais de 75% dos serviços vem justamente de instrumentos de entrada, populares... Os "de marca" normalmente dão menos problemas, em face de uma construção com materiais melhores e mais primor nas fases de construção e acabamento. Entretanto isso tem um preço que reflete no instrumento na hora da compra, o que de certa forma limita o numero de proprietários, pelo menos aqui no Brasil.

      Eu sempre vi como 'engraçado' o fato da maioria descer a lenha na giannini. Tá certo que ela fez alguns instrumentos 'pavorosos' seja no quesito qualidade, construção ou bom gosto. O último item é subjetivo, mas mesmo assim, simplesmente pegaram todos os bons instrumentos da Giannini e enfiaram em baixo do tapete e veem apenas os 'erros'. Sou fã declarado da Giannini, mas não sou cego e posso reafirmar tranquilamente que o stingray da Giannini é superior ao stingray tagima.

      Faça o UP no baixo e depois de pronto me diga se eu tinha razão ou não!

      Precisando estou á disposição!

      Excluir
  3. Meu brother, sou o dono do Eagle preto canhoto que deixei com você esses dias..
    Eu estou bloqueado no Facebook então me manda mensagem no whWhatsA ( 981649497 ) beleza?
    Obrigado.

    ResponderExcluir